O Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Amapá (Sindetur), realizou nos dias 16, 17 e 18 de março, uma visita técnica à cidade de Recife, capital do Estado de Pernambuco, no nordeste brasileiro.
A direção da entidade fez parte de uma comitiva amapaense que contou com integrantes da Amapá Ecocamping e Rede Nacional de Turismo Criativo-Recria (produtores dessa iniciativa). Além da equipe técnica integrada por: Roseane Cutrim (Sesc), Gláucia Dias (Senac), Rômulo Brasão (Sebrae), Alessandra Dias (Abbtur e Macapatur), Sandro Nery (Macapatur), Sandro Borges (Setur) e Josiane Coutinho (Sindetur), Victor Hugo (Amapá Ecocamping). Eles visitaram diversos pontos e conversaram com representantes das entidades culturais da capital pernambucana.
Para a Presidente do Sindicato, Josiane Coutinho, essa é mais uma das ações da entidade que visa inspirar novas ideias a serem trabalhadas para alavancar o turismo no Amapá.
“A visita técnica proposta teve como ideia central propiciar à comitiva amapaense a vivência do mercado de processos, trabalho, produtos, serviços in loco e a integração entre os mesmos”, ressaltou.
O turismo criativo é um conceito cunhado nos anos 2000 que busca enxergar a experiência de visitação como algo longe do convencional, do padrão, e como uma experiência de fato. Muito relacionado ao que são os setores da economia criativa, ele articula experiências relacionando turistas aos territórios visitados, promovendo conexões reais entre esses visitantes e as pessoas que vivem nesses territórios, seus fazeres e saberes. Em resumo, é um jeito de se fazer turismo que se aproxima do tão almejado objetivo de geração de impacto local positivo – tanto econômico, como social – ao mesmo tempo em que proporciona experiências relevantes para quem visita. Partindo dessa necessidade, a comitiva amapaense buscou conhecimentos in loco para customização, desenvolvimento e aplicação com o trade local.
Acompanhe como foi a visita