FLONA DO AMAPÁ

A Floresta Nacional do Amapá-FLONA é uma Unidade de Conservação de uso sustentável localizada na região central do estado do Amapá, onde o ecoturismo  é uma atividade permitida e desejável. Nesta experiência de Turismo de Base Comunitária contamos com o protagonismo da comunidade ribeirinha do Alto Araguari para o apoio de toda a logística de transporte, alimentação, acomodações e condução do passeio. 

Floresta e Rio Araguari na Floresta Nacional do Amapá
Floresta extremamente conservada
Caminhada na Floresta Amazônica da FLONA do Amapá
Casa ribeirinha as margens do RIo Araguari
Paisagem Ribeirinha da casa da dona Glorinha
Vista da casa ribeirinha

Roteiro DE VIAGEM 3 dias e 2 noites

1ª dia: Transfer Macapá / FLONA do Amapá

08h: Início do passeio partindo Macapá, transfer terrestre de aproximadamente 100 Km pela BR 156 até o Município de Porto Grande, porta de entrada da Unidade de Conservação.

09h: Chegada no Município de Porto Grande e embarque na voadeira (embarcação de pequeno porte) para um fascinante passeio no rio Araguari. São mais de  50 km acompanhando os cursos das “ruas d’água”, expondo os visitantes um oportuno encontro com uma identidade cultural rica, no intuito de revelar o idoso amazônico e seu modo de ser e viver às margens dos rios.

Importante: As embarcações seguem normas de segurança da Marinha do Brasil e todos os condutores contratados por nossa empresa estão capacitados e credenciados para exercer a atividade com segurança.

12h: Previsão de chegada na casa ribeirinha q noite,que vai servir como nossa base nos próximos 2 dias.

Importante: Os moradores locais adaptaram suas casas para receber visitantes com redes, cobertores e toalhas. O visitante tem total integração com a população local e com a natureza, sem internet, luz elétrica, nem telefone. 

13h: Almoço regional.

Importante: O cardápio deste tour serve refeições caseira típicas da região amazônia: peixe, camarão, galinha caipira, carne, frango e os acompanhamentos tradicionais como salada, feijão, macarrão, arroz. Além do tradicional açaí, farinha. 

15h: Trilha Ecológica na FLONA do Amapá:  Caminhada de 3, 300 km entre a floresta super conservada,  o visitante desfrutará do passeio interpretativo pelo interior da mata, na companhia de comunitário que apresentará diversos pontos de interesses, permanecendo  parados em pontos estratégicos para observação da fauna, o uso de binóculos é indicado pois  maximiza a capacidade de visualização, onde também destaca-se na floresta árvores nativas centenárias, plantas é cipós medicinais, toca de animais, ninho de pássaros, fungos coloridos e outros.

19h30: Jantar

​2ª dia: Vivência Extrativista e Observação da fauna

07h às 08h: Café da Manhã regional, 

09h: Uma manhã de atividades desenvolvida na floresta com comunitários para conhecermos  árvores nativas centenárias, plantas, fungos coloridos, cipós medicinais e principalmente como funciona o beneficiamentos dos recursos florestais como o breu branco, andiroba, copaíba, pracaxi que servem de insumos para a fabricação de sabonetes, pomadas, óleos, velas e outros produtos;

12h: Almoço:

-Tempo livre para descanso.

14h30: Mais um pouco de caminhada na floresta,  desta vez o objetivo é desfrutar do passeio interpretativo pelo interior da mata para a visualização de toca de animais terrestres, ninho de pássaros, insetos e outros, permanecendo  parados em pontos estratégicos para ouvir os sons e observar o movimento da fauna, o uso de binóculos é indicado pois  maximiza a capacidade de visualização. 

-Pernoite na casa ribeirinha.

3ª dia: Passeio de lancha nos rios Araguari e falsino

06h30: Café da Manhã bem reforçado.

08h30: Passeio de lancha nos rios Araguari e Falsino. O verão é o período de seca dos rios,  época do ano que ficam visíveis os bancos de areias e as rochas,  formando corredeiras onde é possível se deliciar num maravilhoso banho. No período de inverno as água chegam ao seu volume máximo, cobrindo as rochas e areias, nesse caso, para o banho de rio contamos com palafitas rústicas construídas de madeiras as margens do rio. 

12h: Almoço

14h: Retorno para Porto Grande,  no caminho, parada no Sítio do seu Gabriel e dona Dora. Momento oportuno para conhecermos o estilo de vida da família  que se sustenta com o cultivo do  macaxeira, milho, banana e outras espécies que serão apresentadas por eles durante a visita. Em seguida também vamos conhecer todo o processo de produção artesanal da farinha de mandioca, que é base da alimentação das populações amazônicas. Vivenciamos desde o cuidado com a “roça” até o trabalho final na casa de farinha.

18h: Previsão de chegada em Porto Grande, em seguida transfer de carro, 100 km pela BR 156 até  Macapá. No caminho parada opcional no Restaurante Uai.

19h30: Previsão de chegada em Macapá.

-Pernoite em Macapá, Atalanta Hotel.

Importante: O roteiro acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, operacionais ou outros que possam interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.

 

SOLICITAR ORÇAMENTO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Nome e Sobrenome
(00) 0 0000-0000
Qual o motivo do contato ?

Conheça outros pacotes de viagens

Estudo do potencial de ecoturismo na flona do amapá