Parque do Tumcumaque

Unidade de Conservação localizada no extremo norte do Brasil. O Parque do Tumucumaque é o maior parque de floresta tropical  do mundo. O principal objetivo desta área protegida é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, onde o turismo ecológico é uma atividade permitida e desejável para o auxiliar na educação do uso sustentável dos recursos naturais como alternativas de geração de  emprego e renda. Aos visitantes  o contato direto com a cultura e o modo de vida das populações ribeirinhas, e sentir um pouco dessa dinâmica de viverem em  um contexto de Unidade de Conservação.

Parque do Tumucumaque no Amapá
Ecoturismo em Unidade de Conservação

Roteiro 4 dias e 3 noites

1º dia - Transfer Macapá / Parque do Tumucumaque

05h00: Receptivo dos participantes em nossa agência localizada no centro de Macapá. 

06h00: Partindo de Macapá chegaremos onde pouquíssimas pessoas visitam. O transfer terrestre de aproximadamente  220 Km até o Município de Serra do Navio. Metade do trajeto (110 km) é estrada de asfalto e a outra metade é estrada de chão (off road),  os muitos buracos no caminho e o estilo rústico das casas na beira da estrada nos revelam o início de uma experiência para um  Brasil ainda “primitivo”. 

 Observação 01: Servimos água, sucos, frutas, castanhas e outros alimentos leves e saudáveis durante todo trajeto terrestre e fluvial.

10h30: Previsão de chegada em Serra do Navio,  Seguimos para o embarque no Porto  Terezinha ou Sete Ilhas para o início do transfer fluvial no rio Amapari. A previsão de deslocamento do porto até o acampamento (CRV) é de aproximadamente 5  horas. São 80 km de rio, expondo os visitantes a paisagens exuberante e a inusitados encontros com  a fauna e a flora. No percurso paradas em pontos estratégicos para banho, descanso e necessidades fisiológicas. 

Observação 02: A fim de trazer mais segurança para o seu passeio, a expedição demanda de conhecimento especializado, por isso contamos com um condutor Guarda Parque da comunidade local para nos conduzir em toda a experiência.  

15h30: Previsão de chegada no  Centro Rústico de Vivência (CRV): O CRV é um espaços destinados a apresentar as características da unidade de conservação, servindo como um centro de interpretação da natureza, construído no meio da floresta de acordo com técnicas artesanais rústicas, dotado de estrutura básica de cozinha, banheiros secos e redeiros,  priorizando ao máximo o contato com o meio natural.

  •  Acomodação opcional  em redes ou barracas.

  • Atividade de apresentação do Parque e tempo livre para descanso e banho de rio.

20h: Jantar

2ª dia - Trilha ecológica e River Tour

06h30 às 08h30: Café da Manhã 

09h:Trilha Ecológica da Copaíba. Os visitantes na companhia do condutor local, desfrutaram de um passeio pelo interior da floresta extremamente preservada, conhecendo e apreciando a rica diversidade de árvores de pequeno, médio e grande porte, habitat natural de aves, mamíferos e répteis. Além de  fungos, cipós e vários surpresas do bioma amazônico.

12h: Almoço

15h: Neste passeio você irá conhecer as belezas naturais do  Rio Feliz,

19h30: Jantar.

  • Pernoite no parque, CRV.

3ª dia - Vivência com a comunidade ribeirinha e Trilha Ecológica.

06h00 às 07h: Café da Manhã.

08h às 09h: Levantar acampamento e organização para embarque. Há muitas coisas para experimentar. Embarque e saída do CRV para visitar  a casa de uma família ribeirinha. Um dia inteiro de atividades desenvolvidas com a  comunidade local. Ótima oportunidade para vivenciar com mais intensidade o estilo de vida dos moradores da região.

12h: Previsão de chegada casa ribeirinha, local que será nossa base por uma noite. Os moradores locais adaptaram suas casas para receber visitantes com acomodações simples, mas bem aconchegante. Para dormir contamos com redes e cobertores. 

13h às 14h: Almoço caseiro ribeirinho.

15h às 18h: Trilha Ecológica. Mais um pouco de caminhada na floresta, desta vez o objetivo é desfrutar do passeio interpretativo pelo interior da mata para a visualização de toca de animais terrestres, ninho de pássaros, insetos e outros, permanecendo  parados em pontos estratégicos para ouvir os sons e observar o movimento da fauna, o uso de binóculos é indicado pois  maximiza a capacidade de visualização. 

4ª dia: City tour Serra do Navio / Lagoa Azul / Traslado Serra do Navio / Macapá

06h30 às 07h30: Café da Manhã. 

07h30:  Hoje nos despedimos, mas ainda há muita coisa para conhecer. Por isso levantaremos cedo para admirar o nascer do sol e ver centenas de aves saírem de seus esconderijos noturnos em busca da alimentação matinal. 

09h00: Embarque e transfer  fluvial no rio Amapari. 

11h00: Chegada ao Porto Terezinha e início do city tour  Serra do Navio, oportunidade de conhecer os principais aspectos históricos, culturais e geográficos deste Município. 

12h00: Almoço ribeirinho.

14h00: A Lagoa Azul é uma piscina natural cercada por montanhas localizada aproximadamente 10 minutos da Vila de Serra do Navio. A lagoa surgiu do fundo de uma montanha corda devido ao processo de exploração do minério de Manganês. Embora algumas pessoas desconfiem,  testes químicos realizados pelo Instituto de Meio Ambiente do Amapá-IMAP constataram que a água é própria para banho, então se quiser se refrescar também é possível.

 16h: Transfer Serra do Navio / Macapá.

19h30: Previsão de Chegada em Macapá.

  • Pernoite em Macapá.

Obs: A ordem do roteiro acima poderá sofrer alterações devido a fatores climáticos, operacionais, de acesso, ou outros que possam interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.

SOLICITAR ORÇAMENTO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Nome e Sobrenome
Seu e-mail
(00) 0 0000-0000
Como podemos ajudar você ?