Viagens e Turismo no Amapá RESERVA EXTRATIVISTA MUNICIPAL BEIJA-FLOR BRILHO-DE-FOGO

RESERVA EXTRATIVISTA MUNICIPAL BEIJA-FLOR BRILHO-DE-FOGO

A Reserva Extrativista (Resex) Municipal Beija-Flor Brilho-De-Fogo é uma  Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, criada com o objetivo de proporcionar maiores benefícios às populações extrativistas, proteger seus meio de vida e sua cultura e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais existentes na área. Seu nome é em virtude da ocorrência na região de uma das mais bonitas espécies de beija-flor do Brasil, o Brilho de Fogo (Topaza pella). 

Foi criada pelo Decreto municipalnº 139/2007- PMPBA, de 19 de novembro de 2007, com uma área de 68.524,20 hectares. Estálocalizada na parte sudeste do município de Pedra Branca do Amapari, no centro do Estado do Amapá. Sua gestão é de responsabilidade da Prefeitura de Serra do Navio (PMSN).

A Resex faz limite ao sul com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru; a oeste com a Terra Indígena Waiãpi; ao norte e a leste com a Floresta Estadual do Amapá; e a sudoeste com os Projetos de Assentamento Pedra Branca e Munguba. 

O acesso à unidade é via terrestre, pela BR-156. Partindo de Macapá,são 195 quilômetros até o município de Porto Grande, de onde se percorrem mais 87 quilômetros pela BR-210. 

A vegetação predominante na Resex é floresta ombrófila densa submontana.

FONTE: Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá (SEMA/AP), livro: Áreas Protegidas do Amapá. , com apoio de técnicos do ICMBio/AP, da ONG Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ).