Roteiro que apresenta 4 Unidades de Conservação de grande relevância ecológica, onde o ecoturismo é uma atividade permitida e desejável para atingir o objetivo de uso múltiplo das das áreas protegidas. Além da vivência no meio natural existe a experiência partilhada com as comunidades tradicionais ribeirinhas que vivem o desafio conciliar o modo de vida tradicional com a conservação dos recursos naturais. Essa é a proposta que trazemos neste tour de 7 dias, vamos ?
Informações Gerais do Tour
- Nome da Experiência: Vivência Ribeirinha na Amazônia
- Duração: 7 Dias e 6 Noites
- Data: Disponível todos os dias da semana, o anoto com flexibilidade de escolher a data que melhor se adequa à sua agenda.
- Atrativos e Pontos de Interesse: Hospede-se em uma autêntica casa ribeirinha, trilha ecológica para observação da fauna e flora, passeio fluvial, banho de rio, Gastronomia raiz. Visita aos principais Pontos Turísticos de Macapá, passeio de barco no Rio Amazonas.
- Grupo Mínimo: 2 Pessoas
Roteiro / Programação
1ª dia: Chegada em Macapá e receptivo no aeroporto
-Transfer aeroporto / hotel na madrugada ou durante o dia conforme o horário de voo.
-Hospedagem em Macapá no Amazon Plaza Hotel, excelente localização em área nobre da cidade, vista para o rio Amazonas e próximo dos principais restaurantes, bares e pontos turísticos da nossa capital.
2ª dia: RPPN Revecom / APA da Fazendinha / Rio Amazonas e Ilha de Santana
08h30 às 11h30: Visita à Unidade de Conservação RPPN Revecom, receptivo na hospedagem e transfer terrestre até o Município de Santana, percorre-se aproximadamente 22 quilômetros até a Reserva Particular do Patrimônio Natural Revecom. No passeio, os visitantes têm a oportunidade de observar mais de 250 espécies vegetais e variadas espécies de animais da fauna amazônica, como a Anta maior mamífero terrestre brasileiro e a Harpia a maior ave de rapina do mundo, macacos, araras. Além dessas espécies, também podem ser observados grandes peixes e as imensas tartarugas da amazônia. De um trapiche construído sobre o rio Amazonas, visualizam-se a Ilha de Santana, o Canal Norte e parte da baía de Macapá;
12h às 13h30: Almoço opcional no complexo turístico da Fazendinha. O lugar possui uma variedade de restaurantes que oferecem pratos regionais. Se você quiser refrescar-se com um banho no rio Amazonas também é possível.
13h30 às 14h30: APA da Fazendinha e Rio Amazonas / Ilha de Santana. O Passeio de barco inicia na bacia hidrográfica do Igarapé da Fortaleza, local onde residem várias famílias, a arquitetura rústica das casas e pontes construídas às margens do igarapé dão uma beleza especial ao cenário. A navegação tem aproximadamente uma horas de duração até o desembarque na praia Recanto da Aldeia na comunidade de Ilha de Santana. No caminho é possível ver de perto o estilo de vida das comunidades ribeirinhas que vivem às margens do rio amazonas.
Observação 01: As embarcações seguem normas de segurança da Marinha do Brasil e todos os condutores estão capacitados e credenciados para exercer a atividade com segurança.
14h30: Chegada na Ilha de Santana e desembarque na praia Recanto da Aldeia, onde funcionam um restaurante modesto e com poucos frequentadores, a tranquilidade é um convite ao sossego e um delicioso banho de rio.
18h: Para pernoite contamos com acomodação em casa ribeirinha, onde o senhor Valdir e sua esposa Lúcia estarão prontos para nos recepcionar para as próximas duas pernoites.
-20h: Jantar, além de saborear o tempero caseiro e alimentos frescos da região, o jantar é uma ótima oportunidade de conhecer o modo de vida dos moradores locais, seus costumes e histórias.
Observação 02: O cardápio deste tour serve refeições caseira típicas da região amazônica, peixe, camarão, galinha caipira, carne, frango e os acompanhamentos tradicionais como salada, feijão, macarrão, arroz. Além do tradicional açaí e farinha.
3ª dia: Trilha das Samaúmas e caminhada pela Vila
07h30 às 08h30: Café da manhã regional leva os visitantes a se deliciarem com os sabores da terra.
Observação 03: No café da manhã servimos delícias da nossa terra, frutas, macaxeira, milho, tapioca, cuscuz, bolos, mingau e outros.
09h às 10h30: A trilha ecológica das Samaúmas é um passeio cheio de surpresas e encontros surpreendentes com a Floresta de Várzea, ecossistema típico da Amazônia. Na caminhada em meio aos açaizais, igarapés, passando por várias árvores nativas de pequeno, médio e grande porte, até o atrativo principal, a Samaúma, maior árvore da região amazônica. Parada para contemplar a árvore e ouvir os sons misteriosos da floresta.
12h: Almoço
-Tempo livre
15h às 17h30: A vila de Ilha de Santana é uma dessas pequenas comunidades que existem centenas na beira dos rios da amazônia. Mesmo com muitos problemas e dificuldade, as pessoas são felizes e receptivas. É a descoberta de um outro Brasil que poucos conhecem.
-Jantar e pernoite na casa ribeirinha.
4ª dia: Visita a APA do Rio Curiaú e Transfer Macapá / FLONA do Amapá
06h às 07h: Dia de levantarmos bem cedo para o café da manhã e partir ao nascer do sol para admirar as centenas de pássaros saírem de seus esconderijos noturnos em busca de alimentação matinal.
07h: Retornamos ao passeio de barco no Rio Amazonas, desta vez contornando a Ilha de Santana pelo seu lado mais habitado, navegaremos bem próximo às casas ribeirinhas para visualizar de perto o estilo de vida local até o desembarque no Igarapé da Fortaleza.
08h às 08h45: Transfer terrestre de Santana até a Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú, onde os rios, lagos, floresta e a várzea do local mostram um belo cenário natural, sendo possível visualizar garças, marrecos, jaçanãs, mergulhões e outros pássaros. A área é povoada em sua maioria por comunidade de negros remanescentes de quilombo, onde a tradição do Marabaixo é difundida e transmitida através das gerações. Durante o passeio nosso(a) Guia abordará os aspectos ecológicos e culturais da comunidade, dança, instrumentos musicais, história, culinária e etc.
11h: Transfer Macapá / Porto Grande: 100 Km pela BR 156;
12h30: Previsão de chegada no Município de Porto Grande. A fim de trazer mais segurança para o seu passeio, a expedição demanda de conhecimento especializado, por isso contamos com uma equipe de condutores da comunidade local para nos conduzir em toda a experiência.
-Almoço na comunidade. Após o almoço, um merecido descanso.
14h: Embarque e início do passeio fluvial, partimos rumo a um lugar que poucos visitam. O percurso de Porto Grande até a FLONA é de aproximadamente 50 km, expondo os visitantes a inusitados encontros com a fauna, flora, pescadores e casas construídas às margens do rio.
–No trajeto, uma pausa programada para banho, um momento agradável para repor as energias antes de prosseguir.
17h: Previsão de chegada na Base da FLONA para entrega do documento que autoriza a atividade de ecoturismo na Unidade de Conservação. A base da FLONA é de gestão do órgão governo federal ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e conta com boa infra estruturas de banheiros, cozinha e dormitório, servindo de apoio para estadia de pesquisadores e outros visitantes autorizados pelo órgão gestor.
17h30: Previsão de chegada na Casa Ribeirinha, local que será nossa base nos próximos dias. Os moradores locais adaptaram suas casas para receber visitantes com acomodações simples, mas bem aconchegante. Para dormir contamos com redes e cobertores.
20h: Jantar
5ª dia - Vivência extrativista e observação da faunA
07h às 08h: café da Manhã;
09h: Uma manhã de atividades desenvolvida na floresta com comunitários para conhecermos árvores nativas centenárias, plantas, fungos coloridos, cipós medicinais e principalmente como funciona o beneficiamentos dos recursos florestais como o breu branco, andiroba, copaíba, pracaxi que servem de insumos para a fabricação de sabonetes, pomadas, óleos, velas e outros produtos;
12h: Almoço:
-Tempo livre para descanso.
14h30: Mais um pouco de caminhada na floresta, desta vez o objetivo é desfrutar do passeio interpretativo pelo interior da mata para a visualização de toca de animais terrestres, ninho de pássaros, insetos e outros, permanecendo parados em pontos estratégicos para ouvir os sons e observar o movimento da fauna, o uso de binóculos é indicado pois maximiza a capacidade de visualização.
-Pernoite na casa ribeirinha.
6ª dia - Transfer FLONA do Amapá / macapá
07h30 às 08h30: Café da Manhã;
09h: Passeio de lancha no rios Araguari e Falsino, no verão os rios ficam secos e com pouca profundidade formando diversas corredeiras, os bancos de areia aparecem e é possível admirar as beleza destas áreas naturais, e claro, desfrutar de um delicioso banho de rio;
12h: Almoço;
14h: Retorno para Porto Grande, é hora de nos despedimos da FLONA, mas ainda há muita coisa para conhecer. No caminho de volta, parada no Sítio do seu Gabriel e dona Dora para conhecermos o estilo de vida da família que se sustenta com o cultivo do macaxeira, milho, banana e outras espécies que serão apresentadas por eles durante a visita. Em seguida, teremos oportunidade de conhecer todo o processo de produção artesanal da farinha de mandioca, que é base da alimentação das populações amazônicas. Vivenciamos desde o cuidado com a “roça” até o trabalho final na casa de farinha;
17h30: Chegada em Porto Grande: Transfer de 100 km pela BR 156 até Macapá;
19h: Previsão de chegada em Macapá.
-Pernoite em Macapá
7ª Dia:City Tour Macapá / Transfer hotel aeroporto
Fortaleza São José de Macapá
A Fortaleza São José de Macapá foi erguida entre 1764 e 1782, estrategicamente na foz do Rio Amazonas, em frente a cidade de Macapá. por mão de obra escrava de negros e índios. A construção foi medida do império Português para proteger a região da invasão de estrangeiros. Hoje o monumento histórico é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN ). No passeio é possível visualizar a estrutura de quatro baluartes, canhões da época, prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital. Além dos elementos externos componentes do complexo, como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.
Casa do Artesão
Na Casa do Artesão encontra-se o melhor do artesanato da região, produzido por artesãos das comunidades tradicionais dos municípios do Amapá, por isso é possível encontrar uma variedade imensa de objetos produzidos em madeira, sementes, cerâmica revestido com pó de manganês (minério), artigos indígenas, bolsas feitas de fibras vegetais e etc.
Além de uma praça de alimentação com o melhor da culinária regional.
Igreja São José
A Igreja São José é o monumento mais antigo do município de Macapá. Foi inaugurada e eleva a categoria de diocese de Macapá em 06 de março de 1761. É muito apreciada pela simplicidade e beleza de sua arquitetura trazida pelos jesuítas europeus, ainda no século XVI. A igreja leva o nome do santo padroeiro da cidade, nela se realiza a maior festa religiosa – 19 de março dia do consagrado santo São José.
Museu Sacaca
Com uma área de 20 mil metros quadrados, espaço verde, e ambientações voltadas à cultura do povo amapaense. Quem visita este museu tem a oportunidade de conhecer o jeito de viver dos povos tradicionais da Amazônia. O local reproduz em detalhes o dia a dia dos indígenas, ribeirinhos e castanheiros. Além disso, por lá também é possível saborear a gastronomia local nos restaurantes que abrem para almoço e lanche da tarde. Ponto certo para quem quer passear com os amigos e família.
Monumento Marco Zero do Equador
Construído sobre a linha imaginária do Equador que divide a Terra em dois hemisférios. O Monumento Marco Zero do Equador conta com um obelisco de aproximadamente 30 m de altura com uma abertura circular no centro, onde o sol incide na época do equinócio – fenômeno que acontece somente nos meses de março e setembro. O complexo contempla ainda terraço, espaço para shows, além de salão para exposições, restaurante e loja de produtos artesanais.
-Transfer aeroporto / hotel na madrugada ou durante o dia conforme o horário do voo.
Observação 04: O roteiro acima poderá sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que possam interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
-Transfer aeroporto / hotel na madrugada ou durante o dia conforme o horário do voo.
Observação 05: O roteiro acima poderá sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que possam interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
SOLICITAR ORÇAMENTO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Este é o tour clássico e tradicional do ecoturismo no Amapá, uma oportunidade inigualável para conhecer a riqueza da fauna e flora amazônica intensa e genuína admiração. O passeio de barco dos seus sonhos nas águas do majestoso Rio Amazonas. Desfrute de uma parada opcional para um refrescante banho de rio e admire a arquitetura rústica das casas ribeirinhas que decoram suas margens. Explore a vegetação nativa e observe as aves silvestres em sua plenitude.
Este é o tour clássico e tradicional do ecoturismo no Amapá, uma oportunidade inigualável para conhecer a riqueza da fauna e flora amazônica intensa e genuína admiração. O passeio de barco dos seus sonhos nas águas do majestoso Rio Amazonas. Desfrute de uma parada opcional para um refrescante banho de rio e admire a arquitetura rústica das casas ribeirinhas que decoram suas margens. Explore a vegetação nativa e observe as aves silvestres em sua plenitude.
Esta expedição é como sair de um documentário da National Geographic e Animal Planet e viver uma experiência real. O Parque do Tumucumaque é o maior parque de floresta tropical do mundo. O principal objetivo desta área protegida é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, onde o turismo ecológico é uma atividade permitida e desejada para o auxiliar na educação do uso sustentável dos recursos naturais como alternativas de geração de emprego e renda.
Um encontro genuíno entre o visitante e a cultura local, numa Unidade de Conservação amazônica. Na Floresta Nacional do Amapá (FLONA), o ecoturismo se torna uma experiência única de imersão na cultura local e na natureza. Hospede-se em casas ribeirinhas, saboreie a gastronomia amazônica, trilhe a floresta e navegue por rios para contato com a vida selvagem. Um mergulho profundo na Amazônia, testemunhando a magia da natureza e a busca por espécies raras.
Cachoeira de Santo Antônio, situada no pitoresco Município de Laranjal do Jari, a apenas 270 Km de distância da vibrante Macapá, capital do Amapá. Com suas majestosas quedas d’água despencando de uma altura de trinta metros, este local é um verdadeiro tesouro escondido na densa floresta amazônica. Permita-se ser envolvido pela energia deslumbrante deste paraíso e embarque em uma jornada de descoberta e admiração.
Embarque em um catamarã equipado para sua comodidade, navegando suavemente pelo rio Curiaú até sua foz no rio Amazonas. O desembarque no Sítio Torrão Bonito oferece uma oportunidade de vivenciar a bioeconomia amazônica, com uma degustação de café de açaí e biscoitos de castanha do Brasil, seguida por uma caminhada pela trilha da Samaúma. Este roteiro proporciona uma experiência completa e envolvente na Amazônia, combinando natureza, cultura e gastronomia.
Receba calorosamente a incrível vivência no ciclo de produção do açaí, um ícone amazônico. Conheça técnicas de cultivo sustentável e mergulhe na profunda conexão da comunidade com essa riqueza cultural. Esteja preparado para uma jornada repleta de experiências criativas e sabor autêntico.
APA do Curiaú: No inverno, período de chuva, os rios e lagos atingem um volume grande de água, deixando os campos inundáveis, formando um belo cenário natural ideal para passeio de canoa.
Descubra a autêntica experiência de preparar o camarão no bafo, da pesca artesanal à apresentação do prato. Conecte-se com a comunidade que torna cada momento inesquecível. Passeie pela floresta de Várzea, coletando materiais naturais para criar a tradicional armadilha de pesca Matapi. Saiba como preparar a isca e desfrute de uma aventura de pesca em canoa nos rios locais.
Bem-vindo a Serra do Navio. Conhecida por sua rica história de mineração, cercada por montanhas, lagos azuis e florestas exuberantes, é o destino perfeito para entusiastas da natureza e aventureiros. Explore trilhas, desfrute de passeios de barco e mergulhe na cultura local.
Imagine-se hospedado numa encantadora casa às margens do rio Amapari, enquanto, ao longo do dia, você desbravar a trilha do Mirante da Mina F12, mergulha nas águas cristalinas da Lagoa Azul T6 e se aprofunda na rica história da Vila de Serra do Navio.
Bem-vindo ao apaixonante ciclo de produção do açaí, um dos frutos mais icônicos da nossa região. E isso não é tudo! Vamos levá-lo a uma experiência única, desvendando o tradicional e saboroso método de preparo do camarão no bafo, desde a pesca artesanal até a irresistível degustação do alimento in natura.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Revecom é uma Unidade de Conservação de uso sustentável localizada às margens do Rio Amazonas. Um autêntico paraíso de biodiversidade, acolhendo mais de 250 espécies vegetais e uma impressionante diversidade de animais da fauna amazônica.