Imagine-se navegando pelas águas do rio Amazonas! Em nossa programação cuidadosamente elaborada, você terá a chance de conhecer os principais pontos turísticos e atrações da nossa capital, imergindo nos seus aspectos geográficos, históricos e culturais mais fascinantes. Além de trilhas ecológicas que revelam a exuberância da natureza local.
ROTEIROS 3 DIAS
1ª DIA: CITY TOUR MACAPÁ
Horário: De 09h às 13h ou 14h às 18h
No primeiro dia do passeio, será realizado um city tour por Macapá em dois horários disponíveis: das 9h às 13h ou das 14h às 18h.
FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ
Um dos pontos de parada do passeio é a Fortaleza São José de Macapá, construída entre 1764 e 1782 com a mão de obra de escravos negros e índios. Estrategicamente localizada na foz do Rio Amazonas, em frente à cidade de Macapá, foi construída pelo Império Português para proteger a região contra a invasão de estrangeiros. Atualmente, o monumento histórico é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Durante a visita, os turistas poderão apreciar a estrutura de quatro baluartes, canhões da época, prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital. Além disso, é possível observar elementos externos do complexo, como o revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.
CASA DO ARTESÃO
A Casa do Artesão é o local ideal para encontrar o melhor do artesanato regional, produzido pelos artesãos das comunidades tradicionais dos municípios do Amapá. No local, é possível encontrar uma grande variedade de objetos produzidos com materiais como madeira, sementes, cerâmica revestida com pó de manganês, artigos indígenas, bolsas feitas de fibras vegetais, entre outros. Além disso, a Casa do Artesão conta com uma praça de alimentação que oferece o melhor da culinária regional.
IGREJA SÃO JOSÉ
A Igreja São José é o monumento mais antigo do município de Macapá e é muito apreciada pela simplicidade e beleza de sua arquitetura trazida pelos jesuítas europeus no século XVI. Foi inaugurada e elevada à categoria de diocese de Macapá em 06 de março de 1761 e leva o nome do santo padroeiro da cidade. Além disso, a igreja é famosa por sediar a maior festa religiosa da cidade, que acontece em 19 de março, em homenagem a São José.
MUSEU SACACA
Com uma ampla área verde de 20 mil metros quadrados e diversas ambientações voltadas para a cultura amapaense, o Museu Sacaca oferece uma oportunidade incrível para quem deseja conhecer o modo de vida dos povos tradicionais da Amazônia. O espaço é repleto de detalhes que reproduzem a rotina dos indígenas, ribeirinhos e castanheiros. Os visitantes também podem desfrutar da deliciosa gastronomia local nos restaurantes que funcionam no local, ideal para passear com amigos e família.
MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR
Construído exatamente na linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, o Monumento Marco Zero do Equador apresenta um obelisco com cerca de 30 metros de altura e uma abertura circular em seu centro, que é iluminada pelo sol durante os equinócios – eventos que ocorrem apenas nos meses de março e setembro. O complexo conta ainda com um terraço, espaço para espectáculos, sala de exposições, restaurante e loja de artesanato local.
2ª DIA: MOCAMBO: TRILHA ECOLÓGICA E TRILHA NA APA DO CURIAÚ Horários: De 8h às 12h ou de 14h às 18h
1° Etapa Porto Mocambo: Navegação em Catamarã equipado com banheiro, coletes salva-vidas e cadeiras para seu conforto, contando com a presença de recepcionistas para oferecer informações. Aqui você vai navegar em direção à nascente do rio Curiaú, numa via de águas tranquilas, onde você viverá a experiência da subida do rio, porque quanto mais perto da nascente, mais estreito o rio é, mais densa é a floresta. Em seguida, o Catamarã mudará de direção e descerá o rio Curiaú até a sua foz, que deságua no majestoso e lendário rio Amazonas. Duração de aproximadamente uma hora.
2° Etapa: Na volta do rio Amazonas, o desembarque é no sítio Torrão Bonito, sede do empreendimento Flor da Samaúma. Nesse espaço, você vai conhecer duas atividades da bioeconomia amazônica: a Vitaminosa Flor da Samaúma, onde você verá como se beneficia o saboroso açaí; e as colmeias da meliponicultura, ou criação de abelhas sem ferrão.
Na sede do Torrão Bonito, acontecerá a degustação do café de açaí, o açafé, acompanhado dos saborosos biscoitos de castanha do Brasil torradinhos especialmente para você (incluídos no pacote). Duração: aproximadamente uma hora.
3° Etapa: Após a degustação será hora da imersão profunda na floresta de várzea Amazônica. Vamos percorrer seiscentos e sessenta metros pela trilha da Samaúma.
Aqui, você vai conhecer pelo nome as espécies de árvores dessa exuberante floresta, que estão no caminho que chega até onde vive a rainha da floresta, a Samaúma ou Ceiba Pentandra.
Na volta da caminhada, uma paradinha para descansar e repor as energias no Torrão Bonito com uma tigela de açaí batido na Vitaminosa Flor da Samaúma. A tigela será servida à nossa moda, acompanhada de farinha de tapioca ou farinha d’água e opção de açúcar ou adoçante (Incluídos no pacote).
Duração: aproximadamente uma hora.
3ª DIA: ILHA DE SANTANA/RIO AMAZONAS
Horários: De 9h às 11h30 ou de 15h às 18h30
O guia de turismo buscará você na hospedagem no horário combinado para começar a experiência com um transfer até a bacia hidrográfica do Igarapé da Fortaleza.
–Passeio de Barco no Rio Amazonas: Chegada no Igarapé da Fortaleza,, nosso local de embarque para a travessia no rio Amazonas, com destino à encantadora Ilha de Santana. Durante a navegação, você terá o privilégio de conhecer de perto o modo de vida das comunidades ribeirinhas, admirando a beleza rústica das casas e pontes às margens dos rios e igarapés.
Observação: Todos os que seguem as normas de segurança da Marinha do Brasil e os condutores são habilitados e credenciados para a atividade.
Trilha Ecológica das Samaúmas. Durante uma caminhada leve, passaremos por açaizais e igarapés, além de árvores nativas de pequeno, médio e grande porte chegando até à atração principal, a Samaúma, uma das maiores árvores da região amazônica.
Em seguida, retornaremos ao passeio de barco no Rio Amazonas, contornando a Ilha de Santana pelo seu lado mais habitado, passando bem próximo às casas ribeirinhas para visualizar de perto o estilo de vida local. Por fim, desembarcaremos no Igarapé da Fortaleza.
Observação: A ordem dos passeios não necessariamente conforme descrito acima. O roteiro acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, disponibilidade de fornecedores ou outros que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.