Amapá EcoCamping esteve mais uma vez no município de Serra do Navio, distante cerca de 210 km de Macapá, para realizar a 2ª Oficina de Turismo de Base Comunitária.
Junto à comunidade do Cachaço, levamos uma nova alternativa de renda e oportunidade para promover um turismo mais igualitário com a valorização da própria cultura.
Com o apoio da turismóloga Catia Rola e voluntários da Amapá Ecocamping, apresentamos ainda maneiras de como a população local pode em etapas planejar, implementar e monitorar o turismo comunitário de forma sustentável e responsável.
Esta atividade turística apresenta gestão coletiva, transparência no uso e na destinação dos recursos, e tem como principal atração o modo de vida da população local. Nela, a própria comunidade atua como empreendedora e fortalece o cuidado com os impactos ambientais e as ações de conservação da natureza.
É em ações como esta que o Amapá Ecocamping busca agregar valores no comércio local, destacar a gastronomia, proporcionar às comunidades capacitações técnicas, e assim gerar oportunidades de emprego e geração de renda.
De forma voluntária a 2ª Oficina de Turismo de Base Comunitária contou com o apoio do Sebrae-AP, da Prefeitura de Serra do Navio, ICMBIO. Além das parcerias com a Recria, Redescobrindo Ideias, Apri Consultoria, ABBTUR e Sindetur.